15 de abril dia do ciclista: ciclofaixa só aos domingos?

ciclofaixa domingoPara lembrar o dia internacional do ciclista, 15 de abril, importante fazer algumas reflexões sobre os ciclistas que utilizam a ‘bike’ como esporte, para lazer ou como meio de locomoção. Em Cuiabá muito se badalou nos últimos dias com a inauguração da ciclofaixa na Avenida Miguel Sutil. Dizia a prefeitura e os patrocinadores, que agora a capital mato-grossense respeita o ciclista. Será? Mais ou menos, mais para menos do que para mais.

O fato da ciclofaixa abrir somente aos domingos já nos leva a pensar que o objetivo foi mais de fazer ‘politicagem’ do que atender a necessidade dos que utilizam a bicicleta.  Oras bolas, nos domingos a necessidade de uma ciclofaixa é bem menor do que nos dias de semana. A final, domingo não tem trânsito.

Qual o problema da ciclofaixa ser permanente, todos os dias? Atrapalha o trânsito? Depende do ponto de vista. Mesmo se fosse, resolveria facilmente a situação fechando a ciclofaixa nos horários de pico, para desafogar o congestionamento, deixando no restante do dia a pista livre para os ‘bikers’.

Do jeito que está a ciclofaixa serve apenas para o lazer nos fins de semana. Claro que isso já é um avanço. Mas quem usa a bicicleta no dia a dia como meio de transporte, para ir à escola ou ao trabalho, de nada serviu. Aos domingos não tem expediente. Os esportistas não treinam ciclismo só nos domingos, mas várias vezes na semana.

Teoricamente em Cuiabá já existia 24 km de ciclovias, situadas no bairro Pedra 90 e na Avenida das Torres. Mas na prática, essas ciclovias – utilizadas diariamente por trabalhadores – estão completamente abandonadas pela prefeitura, a mesma que fez ‘show’ na inauguração da ciclofaixa que abre só aos domingos e em região nobre. Nas ciclovias do Pedra 90 e Av. das Torres o mato tomou conta, não é possível mais identificar marcação na pista, a sinalização desapareceu… e por aí vai. Abandono. Será que a prefeitura está mesmo preocupada em ‘humanizar’ o trânsito, conforme declaração do secretário de mobilidade urbana, Thiago França? Ou é um jogo oportunista para “fazer política”.

Ciclovias e ciclofaixas em toda a cidade já! Todos os dias!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s